E-mail: bloggccgs@gmail.com

2 de jun. de 2011

Atletas Capeões Da EQUIPE DE COMBATE DA GUARDA CIVIL DE COTIA, treinam a equipe da ROMU.‏

Campeões de artes marciais treinam Guardas Civis da equipe da ROMU
30/05/2011
Beto Kodiak

A recém criada ROMU - Rondas Ostensivas Municipais, considerada a elite da Guarda Civil de Cotia, passa por treinamentos de defesa pessoal e combate, com a equipe de luta da própria guarda, comandada pelo técnico Salvador e com aulas dos campeões Daniel Queiroz (Jiu Jitsu) e Anderson Viana (Kickboxing), ambos da equipe de combate da Guarda Civil.

.

Mas antes que alguém faça comentários do tipo: "os guardas sairão nas ruas para lutar?". É bom esclarecer que este tipo de treinamento é feito pelas grandes polícias do Brasil e de outros países.

.

São treinadas técnicas para dominar o bandido sem o uso de armas de fogo. Segundo o técnico Salvador, o importante é preservar a integridade física do guarda, do preso e do cidadão que possa estar próximo à ocorrência.

O cotiatododia acompanhou um dia de treinamento. São duas equipes de nove guardas, que aprendem técnicas de verbalização, defesa pessoal, imobilizações e técnica de condução.

.

"Aqui ensinamos o combate corpo a corpo, golpes desestabilizantes, mostramos aos guardas como desarmar o bandido, sem colocar a vida de qualquer pessoa em risco. As técnicas para neutralizar o bandido são feitas com todo cuidado e visando neutralizar qualquer ação dele", disse o técnico Salvador.

.

Um dos comandantes da ROMU, o chefe Gonçalves, disse que o treinamento dos guardas durará 80 horas: "além dessas técnicas, eles passarão quatro meses treinando tiro, operações táticas, além de treinamento psicológico, para saber enfrentar o bandido sem o uso da violência", comentou.

"O uso de arma de fogo é em último caso. É muito importante a ‘verbalização', ou seja, primeiramente dialogar com o meliante, para que ele se entregue sem reação", disse Salvador.

.

Os treinamentos continuarão por mais alguns meses. A ROMU opera em horários alternativos e já efetuou diversas prisões, principalmente por tráfico de drogas e recentemente ela foi motivo de reportagens na TV, após prender um estuprador que era procurado pela polícia e já havia cometido diversos estupros pela região.

.

Fonte:www.cotitododia.com.br

0 comentários:

Postar um comentário