E-mail: bloggccgs@gmail.com

13 de jun. de 2011

Direitos Humanos homenageia policiais e Guardas Civis de Cotia por prisão de suspeito de estupros.

Na noite da última sexta-feira(3), aconteceu no salão da Churrascaria Bentevi, na Granja Viana, um evento dos Direitos Humanos para homenagear os policiais militares, guardas civis e policiais civis do município de Cotia, envolvidos na prisão do suspeito de estupro de mulheres na região da Raposo Tavares.

.

O homem já foi reconhecido por duas vítimas. O evento é reconhecido pelo Condepe - Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, pela Secretaria Especial de Direitos Humanos de Brasília e pelas entidades que congregam o Condep em São Paulo.

"É uma das coisas que mais me gratificam, é homenagear policiais", disse Luis Carlos dos Santos, ouvidor dos Direitos Humanos, cujo Conselho atende desde Osasco até Sorocaba. "Esse é um momento de homenagem, momento de estar presente, em vida, numa homenagem por colocar atrás das grades, criminosos de casos de estupro que aconteceram em 2009", informou.

.

Luis Carlos citou os casos ocorridos e a condução dos mesmos durante os últimos anos, levando à prisão de um suspeito, reconhecido por duas vítimas, nos últimos dias. "As investigações continuam para ver se aparecem mais vítimas", disse Luis Carlos, enaltecendo o trabalho do atual Delegado Titular, Dr. Paiva, e de sua equipe, na condução da resolução dos casos de violência na cidade. Luis Carlos homenageou também o jornalista da Rede Bandeirantes, Lucas Martins, que cobriu todo o caso.

"A justiça foi feita e o juiz decretou a prisão do indivíduo", disse chamando o Dr. Paiva para falar sobre o caso.

.

"É muito importante homenagear os policiais tanto da PM, como da Policia Civil, como da Guarda Civil de Cotia, que honram a instituição a que pertencem", disse o delegado titular. "Eu sou muito cauteloso quando digo que a Polícia Civil não acusa ninguém, ela apura os fatos. E temos que fazer isso com muita cautela. Principalmente em casos de crimes sexuais, que em via de regra não existem testemunhas, e são cometidos na calada da noite. Então precisamos da prova técnica, que é isso que estamos buscando no caso em questão. Nesse caso nós temos um suspeito que foi indicado por duas vítimas. Então os indícios são muito fortes, tanto é que o juiz da comarca indicou a prisão desse acusado. Mas temos que ter cuidado enquanto não temos a prova técnica, que é a prova definitiva", enfatizou Dr. Paiva, dizendo que as policiais se completam e tem procurado trabalhar em conjunto. "A Guarda Civil tem nos auxiliado bastante nessa deficiência, e é com essa integração com a Polícia Militar que temos conseguido superar todas as nossas dificuldades", finalizou.

O Capitão Odair Marcelo, da Polícia Militar citou que cada vez que um Policial Militar recebe uma homenagem dos Direitos Humanos, é como se fosse um Oscar. "A Polícia Militar só é útil quando ela chega próxima da premissa de que o povo é a polícia e a polícia é o povo", disse.

O atual Secretário de Segurança Pública, Almir Rodrigues, que assume o cargo no lugar do recém falecido Dr. Nelson Bruno, deu os parabéns à Guarda Municipal pelo trabalho investigativo, que acaba indo sondar o bairro, por que ela é Cotia, ela é formada por pessoas que moram aqui em Cotia e acaba sendo bem mais comunitária", enfatizou.

A representante da mulher, Secretária Angela Maluf, falou sobre a honra de ter a 6ª secretaria de São Paulo para acolher essa mulher que precisa de ajuda e está em vulnerabilidade alta.

.

O repórter Lucas Martins agradeceu a homenagem e falou sobre o trabalho da imprensa em mostrar as situações e viver as realidades diárias, levando as experiências para casa, e vendo como é importante o papel da imprensa em poder auxiliar a Polícia. "Não é só a notícia, não é só a situação. É uma relação de companheirismo e de parceria com os órgãos policiais, para informar e ajudar da melhor forma possível", disse.

Também esteve presente ao evento o Desembargador Antonio Carlos Malheiros, que disse que "num Estado que ainda está bastante distante da vida das pessoas, e numa sociedade civil que ainda não se aproximou devidamente dos pobres e dos mais sofridos, apesar de um grande número de entidades governamentais que temos, não adianta só reclamar, temos que reverter as inúmeras situações de injustiças que vivemos hoje", enfatizou falando da importância da imprensa nessa sociedade civil, que é fundamental na parceria com os órgãos públicos, ressaltou. "Eu entendo que a felicidade pode estar prsentes daqueles tantos menos afortunados se agirmos na justiça em nome da Paz", ressaltou.

Foram homenageados:

Guarda Civil:

Chefe de Equipe - Reginaldo Gonçalves, GC Leandro Almeida da Silva, GC Eli Pereira, GC Laurês Neto, GC Gilmar Ribeiro dos Santos, GC Luis Paulo Oliveira Maciel, GC Luis Fabio Caruso, GC Rogério Pedroso, GC Tadeu Aparecido Neves da Silva, GC Marcelo Donizete dos Santos.

Polícia Militar:

Sd PM Alcides Pereira dos Santos, Sd PM Ney Bráz

Polícia Civil:

Investigador Paulo César Silvestre, investigador José Geraldo Santos, chefe dos investigadores de Cotia Jair Araújo Teixeira.

Foram entregues ainda homenagens ao Prefeito de Cotia Carlão Camargo (recebida por Angela Maluf), ao Delegado Seccional Dr. Albano Fernandes (recebida pelo Dr. Paiva), ao Dr. Sebastião Paiva Neto, ao Secretário de Segurança Almir Rodrigues, e ao repórter Lucas Martins da Rede Bandeirantes.

"O Conselho dos Direitos Humanos está presentes para auxiliar e para colaborar na sociedade", disse Luis Carlos Santos. "Essa foi uma noite de vitória, e de homenagens", ressaltou o ouvidor.

Matéria e fotos: Fau Barbosa

1 comentários:

Anônimo disse...

Bom dia,

Companheiro parabéns pelo blog divulgando o serviço nobre das guardas municipais prestando um serviço exencial para os cidadões.
Sou do CATI SUL empresa de treinamento, formação e qualificação de guardas municipais.
E deixo o nosso endereço para os senhores conhecerem melhor os nossos treinamentos blog: catisul.blogspot.com e o site: www.cati.com.br

Agradeço desde já e fé na missão

20 de junho de 2011 às 11:25

Postar um comentário