E-mail: bloggccgs@gmail.com

4 de jul. de 2014

Guarda Civil de Cotia vai a Brasília - participação da Regulamentação das Guardas Municipais do Brasil.


Nesta Terça-Feira (01), estiveram em Brasília os representantes da Secretaria Municipal de Segurança Pública da Guarda Civil de Cotia - GGI-M (Gabinete de Gestão Integrada Municipal) para acompanhar a votação da PLC 39/2014 (Regulamentação das Guardas Municipais do Brasil).

Mais de 2.500 Guardas de todo o Brasil fizeram uma caminhada pela explanada dos Ministérios na cidade de Brasília, acompanhados de carro de som com palavras de ordem para chamar a atenção do povo e Políticos para as questões da Segurança Pública Brasileira e seus problemas, solicitando aos Senadores a aprovação da PLC 39/2014.

Infelizmente mesmo com a presença massiva de Guardas de todas as partes do Brasil, pela segunda vez não aconteceu a votação como estava prevista a pauta, ficando para o dia 16/07/2014 como informado pelo então Presidente do Senado Senador Renan Calheiros que se posicionou a favor e assumindo que porá em votação no dia 16/07/2014 e informando seu apoio as Guardas Municipais.

O lobby contra a PLC 39/2014 é muito grade por parte dos representantes das Policias Militares do Brasil (Oficiais), querendo retirar da PLC 39/2014 os poucos avanços e batem na tecla que é exclusividade deles o policiamento preventivo. A  FENEME (federação nacional de entidades de oficiais militares dos Estados) faz este lobby há muitos anos e por isso a PLC 39/2014 e a PEC 534/2002 sempre emperram e ficam anos com poucas movimentações.

As Associações das PMs, propuseram a retirada do art. 5°, alterando a redação querendo que a Guarda ao se depararem com ocorrências deveram repassar para a Polícia Militar. Isso foi passado pela Senadora Gleise Hofman, aos representantes das Guardas Municipais que de pronto não aceitamos a alteração do art. 5°.

Agora os Guardas Municipais de todo o Brasil se articulam para dia 16/07/2014 voltarem a Brasília e fazer com que os Senadores votem a PLC 39/2014 sem acordos, retiradas e alterações de qualquer Artigo.

A viagem foi apoiada pelo Secretário de Segurança Ricardo Secomandi e Sub. Secretário Auro que emprestaram o veiculo e a Guarda Civil de Cotia foi representada pelos GCs Ávila, Balbino, Eder, De Paduá e Adilson GGI-M ( Dir. Juridico do CONGM).



Fotos: GC Ávila
Por: Souza Lima e Gilberto S.




0 comentários:

Postar um comentário