E-mail: bloggccgs@gmail.com

23 de nov. de 2010

Secretário de Segurança de Cotia participa de reunião de segurança em São Paulo. .

Blog GCM 1ªCL Gilberto Silva



Aconteceu no último dia 19, uma reunião na Secretaria Municipal de Segurança Urbana de São Paulo, para discutir a pauta para Fórum Metropolitano de Segurança Pública que se realizará em fevereiro de 2011.

A reunião contou com a presença do Secretário de Segurança Pública de Cotia, Dr. Nelson Bruno, acompanhado do Secretário Executivo do GGI-M, Adilson Roberto Moreira.

Diversas autoridades de outros municípios estiveram presentes para discutir a pauta do Fórum. Temas como Meio Ambiente, tráfico de drogas e programas de combate às drogas nas escolas municipais foram objeto de discussão, assim como a atribuição das guardas municipais, entre outros assuntos.

O Secretário Municipal de Segurança Urbana de São Paulo, Edsom Ortega, que coordenou os trabalhos, colocou os exemplos da cidade de São Paulo, onde a Prefeitura apresenta resultados positivos graças à articulação e integração das ações entre as Policias Federal, Militar e Civil, subprefeituras, Secretarias afins, Ministério Público e outros órgãos.

Citando a Operação Delegada, parceria entre a Prefeitura e a Policia Militar que permite PMs em período de folga atuarem na repressão ao comércio ilegal, Ortega disse que “roubos e furtos em trechos da região central, antes ocupada por camelôs, caíram 80%”.

Ortega destacou a importância das ações integradas dos municípios na preservação do meio ambiente, com a coibição de invasões e outros crimes ambientais. Falou da Operação Defesa das Águas e a criação da Guarda Ambiental, em 2007. Ele também informou do andamento dos estudos com a ANAC e Aeronáutica na regulamentação para utilização do VANT (Veículo Aéreo Não Tripulado), na fiscalização e combate da ocupação ocupação irregular de áreas do município de São Paulo e na região metropolitana.

“O VANT será outra importante ferramenta no sentido de preservar as áreas de mananciais e cinturões verdes existentes em São Paulo e a idéia é que os municípios integrantes deste Fórum possam usá-lo para impedir ocupações de áreas irregulares e desmatamento. As tratativas junto aos governos Federais e Estaduais estão em curso” antecipou o secretário.

Foram destacados vários temas, entre eles:

• Modernização dos CONSEGs - Conselho Comunitário de Segurança para maior interação do município e da comunidade no planejamento das ações de prevenção e repressão;

• Criação de Centros Regionais de Capacitação dos profissionais de Segurança do âmbito dos municípios, para treinamento unificado e permanente, inclusive com o apoio das academias das policias.

• Estabelecimento de convênio de cooperação padronizado entre a SSP-SP e os municípios com vistas a estabelecer o planejamento conjunto da atuação articulada das policias e dos organismos municipais como a Guardas Civil e outros, para otimizar os meios e evitar conflitos de competência, tendo como referencia as peculiaridades de cada local.

• Foi tratado ainda da ampliação das ações de combate à desordem urbana e à criminalidade nos municípios, sobretudo em relação aos homicídios, da campanha de desarmamento, da prevenção, combate as drogas e suas conseqüências, pessoas em situação de risco e de rua, e dos investimentos conjuntos nas prioridades estabelecidas.

O Secretário de Cotia, Dr. Bruno, se manifestou a respeito da regulamentação das guardas municipais para que tenham maior amparo jurídico em seus trabalhos, propositura aceita por todos.

O FÓRUM


O Fórum Metropolitano de Segurança Pública foi criado em março de 2001. O prefeito Gilberto Kassab é o seu presidente eleito para o biênio 2010 e 2011. Edsom Ortega, secretário de Segurança Urbana de São Paulo, preside o Conselho Estadual dos Secretários e Gestores Municipais de Segurança de São Paulo e é Secretário-Executivo do Fórum Metropolitano de Segurança de São Paulo.

Fonte: http://www.portalviva.com.br/

Fotos: GCC Avila

0 comentários:

Postar um comentário