E-mail: bloggccgs@gmail.com

5 de nov. de 2011

Secretário fala sobre Segurança, Guarda Ambiental e Operação Papai Noel.

Blog GCM 1ªCL Gilberto Silva

Por Fau Barbosa

Na manhã do último sábado(29), antes do feriado, a reportagem do Portal Viva foi informada de que a Guarda Ambiental havia sido extinta.

.

Como estávamos em meio a um feriado, tentamos contato com o Secretário de Segurança, Almir Rodrigues, que nos prometeu uma entrevista falando sobre o assunto. Ele nos adiantou que a informação não procedia, e que os guardas apenas seriam aproveitados no aumento do efetivo nas ruas, na operação anual de Natal, denominada "Operação Papai Noel".

.

Marcada a entrevista, nessa sexta-feira o Portal Viva conversou com exclusividade com o Secretário, que ao lado do Secretário-adjunto, Comandante Cilso, falou sobre Segurança, sobre a Guarda Ambiental e sobre a Operação Papai Noel.

.

Melhorias

.

A entrevista teve início pontuando as melhorias que vem acontecendo na segurança da cidade.

.

O Secretário nos contou que, quando assumiu a secretaria, em julho, viu o que podia ser melhorado. "Havia apenas dois homens no policiamento ostensivo (ronda a pé), em cada um dos centros comerciais, cumprindo horário de 10 horas. Tive que ter uma escala diferenciada, pois o desgaste é maior", falou.

.

Foram criadas a Ronda Oficial Noturna, onde os próprios comandantes saem para ver como está a operação à noite, e a Corregedoria Ostensiva, com o intuito de atuar na fiscalização dos guardas civis e verificar se não estão sendo cometidos abusos.

.

"O prédio da Guarda Civil no Parque São George não tinha mais condições de abrigar a Guarda, e mudou de lugar. Ele ainda passa por reforma e deve ser inaugurado em dezembro", contou.

.

"O rastreamento de viaturas já foi licitado e a partir do começo de dezembro vamos poder acompanhar de perto os locais de maior índice de ocorrências", relatou. "Quando ele for instalado, poderá nos garantir os horários de ocorrências e destinaremos as viaturas para patrulhar naquela localidade específica - área definida por monitoramento. Se a viatura sair de lá, um alarme é acionado", explicou.

.

O secretário-adjunto, Comandante Cilso falou ainda sobre as reuniões de avaliação realizadas as segundas-feiras, das quais participam o Secretário, o comandante, o sub-comandante e os inspetores chefes de Caucaia e Granja Viana.

.

Nessas reuniões são discutidas as ocorrências dos finais de semana e feitos levantamentos de dados estatísticos dos índices criminais da cidade para que seja traçado um mapa de risco das áreas, e assim seja determinado policiamento intensificado, inclusive da Romu, nesses locais.

Operação Papai Noel

Almir nos disse que a partir de setembro, o policiamento nos centros comerciais da cidade - Centro de Cotia, Granja Viana e Caucaia, já está sendo diferenciado. Ele determinou que em alguns períodos do mês (épocas de pagamento), o policiamento ostensivo fosse aumentado.

.

"Em outubro, por conta do aumento de furtos no Jardim da Glória, o policiamento na região foi ampliado", disse Almir. "As pessoas precisam entender que isso demanda maior número de homens nas ruas", explicou.

.

Por conta da demanda das compras de Natal, teve início essa semana a Operação Papai Noel. Com ela, os efetivos da Guarda Ambiental - cinco guardas - e da Banda da Guarda Civil - dezoito guardas, serão incorporados ao policiamento nas ruas.

.

No mínimo dez guardas dos postos fixos (Secretaria de Segurança, Secretaria de Indústria e Comércio, etc) também deverão ser remanejados. "Tenho que achar onde posso aproveitar, sem tirar viaturas das ruas", ressaltou Almir. "Esses locais já contam com monitoramento, com imagens transmitidas diretamente ao Cecom - Centro de Comunicação da Guarda Civil", disse.

.

Para Almir, a Segurança Pública acontece com a presença da Guarda Civil, que inibe a ação dos meliantes. "A Banda não deixou de ser Guarda Civil quando formou a Banda, nem a Guarda Ambiental deixou de ser Guarda Civil e nem vai deixar de atuar como tal", explicou. "Estamos trazendo a ambiental para reforçar o policiamento e para transmitir maior sensação de segurança à população".

.

O Secretário falou sobre o trabalho da Guarda Civil feito na cidade. "Tenho consciência de que a responsabilidade direta da segurança pública é do Governo do Estado, e que o cidadão tem o 190 da Polícia Militar inclusive nos casos ambientais. Mas a população de Cotia reconhece na Guarda Civil Municipal o principal e o primeiro apoio e socorro quando necessita. Por isso, a Guarda Civil vai passar a ser cada vez mais vista", disse.

.

Os trabalhos estão sendo feitos para priorizar as metas de diminuir a criminalidade.

A Guarda Ambiental

Almir enfatizou o trabalho da Guarda Ambiental: "Os Guardas Ambientais terão autonomia nesse período para atuarem a qualquer momento em que nos depararmos com uma ocorrência ambiental", ressaltou. "E todos os 429 integrantes da Guarda sempre estiveram à disposição da Secretaria de Meio Ambiente. É só acionar o Disk-Ambiental, pelo telefone 4148-2718.

.

A Guarda Ambiental, a partir de janeiro, vai ampliar o número de Guardas, com cursos especiais em crimes ambientais. Almir nos disse que após o período de festas, deve aumentar também o efetivo. "Serão três equipes", enfatizou Cilso. "Teremos um posto no Morro Grande, um em Caucaia e um na Granja Viana", ressaltou.

.

"Não vamos desativar a Guarda Ambiental, apenas querermos fazer de Cotia uma cidade mais segura", disse o secretário-adjunto Comandante Cilso. Ele enfatizou que dessa forma, a Guarda dará suporte para quem vai às compras e também para os lojistas. A Guarda Civil hoje está em condição de atender qualquer tipo de ocorrência, em qualquer parte do Município", completou.

.

"Vamos mostrar para a população que a presença da Guarda Civil é um diferencial para diminuir a criminalidade", finalizou Almir.

.

Fonte: Portal Viva

0 comentários:

Postar um comentário