E-mail: bloggccgs@gmail.com

23 de mar. de 2012

Blog da Fau: "A Justiça que solta os bandidos enquanto a sociedade fica presa"

Por Fau Barbosa

Vamos aos fatos: Você está em um carro suspeito, portando armas ilegalmente. Fora isso, tem passagem por homicídio e por roubo, está em liberdade condicional e/ou assistida, e é preso em atitude "suspeita".

Chega na Delegacia, é qualificado e solto em seguida. Ãhhh????? Como assim???? "Não to entendendoooooooooo"!!!

Foi o que aconteceu na noite dessa quarta-feira(21), quando a Guarda Civil de Cotia deteve quatro indivíduos armados e em atitude suspeita na Avenida José Giorgi, conforme matéria veiculada pelo Portal Viva (leia aqui).

Até aí, a sociedade comemorou e se sentiu aliviada. Mas foi por pouco tempo.

Pela manhã, pessoas indignadas começaram a me ligar e a mandar emails para o Portal, informando que os tais indivíduos não tinham sido presos, mas apenas qualificados e liberados em seguida. A Guarda Civil também se mostrou indignada com o resultado, já que fez um trabalho belíssimo, que acabou em "nada".

Procurei saber o que houve, e entrei em contato com o Delegado Titular, que após se interar dos fatos, confirmou o que estavam falando.

Como cidadã, eu quis saber o porque dessa prisão não ter acontecido, já que como leiga, para mim, as coisas descritas na matéria seriam suficientes para que esses caras ficassem um bom tempo atrás das grades.

Não me surpreendi com o que ele me disse. Ele tem razão! "A culpa está no sistema". A culpa está na Lei e na Constituição de 1988, que escancara essa coisa dos Direitos Humanos de não poder "cercear" (limitar, restringir, sufocar, constrangir) a liberdade de ninguém sem que hajam provas.

Daí vocês vão dizer que as provas estavam ali, a atitude suspeita, o "curriculum" dos bandidos, a liberdade condicional, o porte ilegal de armas, etc. E foi exatamente o que eu perguntei!

Meio que também decepcionado, o Delegado me respondeu que a Lei infelizmente é essa, e que os indivíduos não foram presos por que apesar de tudo isso, "não foi possível individualizar a conduta e determinar de quem eram as armas. Se isso fosse feito, com certeza caberia uma prisão em flagrante".

Então, por conta da Lei, todos foram qualificados e liberados. Ou seja, é mais ou menos assim: "A Polícia prende e a Justiça solta"! Justiça??? prá quem?

Mas e agora? Agora a Polícia Civil (que tem feito um trabalho excelente de investigação) vai fazer um levantamento de todos os crimes cometidos na região, que tenham alguma similaridade com este caso (veículo, armas e pessoas). As armas foram apreendidas e será instaurado inquérito policial.

Não tem muito o que fazer, apenas aguardar...

Mas fica aqui um exercício para a sociedade, com um assunto que, de tanto estar sendo repetitivo nas redes sociais, nos bate papos e na mídia, acaba sendo cansativo, mas que é de suma importância nesse processo de mudanças nas Leis e no Código Penal do nosso País: Precisamos eleger pessoas comprometidas com a sociedade.

À propósito, você se lembra em quem votou nas últimas eleições???

Finalizo meu artigo com a frase que recebi de um leitor essa manhã, em uma carta denominada "Desabafo", onde ele coloca sabiamente a definição de Direito concebida por Dante Alighieri:

“DIREITO É A PROPORÇÃO REAL E PESSOAL DE HOMEM PARA HOMEM QUE, CONSERVADA, CONSERVA A SOCIEDADE E QUE, DESTRUÍDA, A DESTRÓI”.

marco a 26-03-2012 19:24
caro estudante de lei o que esta em duvida e o dr delegado ter liberado tres dos individuos que estavam de codicional e um de liberdade provisoria sendo que as armas estavam em seu poder esta e a duvida nao precisa ser nenhum dr de direto que ai tem algo errado por acaso ja leu o estatuto do desarmamento.nao e o caso quem pode ou nao prender.
Jose 26-03-2012 10:00
Lámentavel os comentários aqui postados...De que vale a aprovação de carreira juridica para Delegados de Policia se quem determina como as coisas devam ser registradas são meros Guardas Municipais?????? Que curso de direito eles frequentaram para formarem a convicção juridica dos fatos????? O mais engraçado é que quando questionados esses funcionários de Prefeitura, que deveriam apenas cuidar do próprio municipal se dizem Policiais....Quem são eles para comentarem ficha de antecedentes criminais de quem quer que seja se na corporação existem membros que repondem por Homicidio, Tortura, Abuso de Autoridade, Lesão Corporal dentre outros delitos????? Doutores Delegados de Policia, não deixem de atender as ocorrências aí apresentadas baseando-se em LEIS e não por convicções formadas por GCM's, pois caso o contrário, a banana vai começar a comer o macaco..kkkkk
Fabio 23-03-2012 12:30
No minimo duvidoso, as armas entraram sozinhas no carro?????o dono do veiculo que segure o BO, pelo menos isso, e a respeito da formação de quadrilha ou bando, pelo que li estavam em mais de tres!!!!!
Gastão 22-03-2012 13:58
Se um cidadão honesto, trabalhador, pagador de impostos, respeitador das leis, sem antecedentes criminais, etc, etc, etc, mata um assaltante destes, dentro da sua casa, no meio da noite, fica preso por um bom tempo... Sistema incrível este! Eu me lembro sim em quem votei: Major Olímpio, Conte Lopes, etc, etc, etc... mas não adianta...
Regina Tavares 22-03-2012 12:58
Sim, Fau, precisamos urgentemente de pessoas competentes, corretas e comprometidas, no Congresso Nacional conta-se nos dedos os que estão ali a serviço do povo, na Assembléia Legislativa de S.Paulo e na Câmara Municipal de Cotia, que acompanho os "trabalhos", idem.
Há de se ter em conta que quem chega a Brasília e pode mudar as coisas começa sua carreira política nos municípios e segue para o estado - creio que para bom entendedor meia palavra basta!

0 comentários:

Postar um comentário