E-mail: bloggccgs@gmail.com

23 de dez. de 2011

Guarda Civil de Cotia: quase 8 mil atendimentos este ano.

De janeiro a novembro a Guarda Civil de Cotia atendeu aproximadamente 7,9 mil ocorrências, segundo balanço da Secretaria de Segurança Pública de Cotia. Vale ressaltar que nessa conta estão todos os atendimentos que chegam à Guarda, todos os chamados, que geram o Boletim de Ocorrência de Guarda Civil.

.

Ao lado do subcomandante Albuquerque, o secretário de Segurança de Cotia, Almir Rodrigues, recebeu a reportagem do cotiatododia para um balanço das atividades da Guarda ao longo deste ano. Albuquerque explica que todas os telefonemas recebidos na central de atendimento da Guarda são averiguados, desde um atendimento ao público, desentendimento entre vizinhos, pessoas passando mal, grávidas em trabalho de parto, afogamentos e desmanche de enxame de abelhas até assaltos ou sequestros. “Uma viatura se desloca sempre”, ressalta o comandante. Nos casos de furto, assalto e roubo as vítimas são conduzidas a delegacia mais próxima para registrarem boletim de ocorrência.

.

Do total de atendimentos, 40% foram roubos e outros 40% tráfico de drogas, categoria de crime que aumentou muito na cidade neste último ano, segundo o subcomandante. “Praticamente todos os bairros da cidade tem um ponto de drogas”. As apreensões são feitas com base em sondagens da Guarda e denúncias de moradores. A maior delas foi no bairro Quinta dos Angicos, próximo ao CT do São Paulo, 860 quilos de maconha.

.

As “saidinhas de banco” continuam sendo o tipo de crime mais atendido pela Guarda, principalmente no início do mês, quando ocorrem os pagamentos de salários.

.

Operação Papai Noel

.

Com um efetivo de 429 agentes e 30 viaturas, a Guarda Civil é presença constante nas ruas de Cotia e acaba sendo sempre a primeira a chegar nas principais ocorrências. Durante todo o mês de dezembro a Secretaria de Segurança emplacou a ‘operação papai noel’ com 30% dos guardas em escala extra nos principais pontos comerciais da cidade nas regiões da Granja Viana, Centro e Caucaia do Alto. “Presença da Guarda na rua inibe a criminalidade”, diz o secretário.

Secretário Almir explica Operação Papai Noel

.

Novidades

.

O secretário Almir Rodrigues garante que em 2012 terá condições de divulgar estatísticas mais detalhadas dos atendimentos da Guarda Civil, graças a novos sistemas e equipamentos modernos que estão sendo implantados, como câmera de segurança e monitoramento em tempo real de viaturas e ruas da cidade.

.

A partir desta semana todas as viaturas estão sendo monitoradas por um sistema de rastreamento. “A qualquer momento o Comando pode localizar a viatura e saber exatamente onde ela está e se for o caso deslocá-la para uma ocorrência”. Outro ponto importante do rastreamento está no fato de gerar mais segurança para o Guarda, caso acontece alguma coisa, facilmente a viatura será localizada.

Albuquerque e o secretário de segurança

Centro de Comunicação receberá melhorias

Cinco câmeras reforçam o policiamento das ruas da cidade, quatro em Caucaia e uma na Granja Viana, em parceria com o departamento de trânsito. Para 2012, a meta é ampliar o sistema de monitoramento por câmeras em mais 12 pontos. O projeto de ampliação está em Brasília, aguardando liberação de verbas, segundo Almir Rodrigues. Mas ele adianta que também espera contar com parcerias com o setor privado para aumentar o número de câmeras na cidade .A informatização da Guarda não para por aí. Até março pelo menos 3 viaturas estarão equipadas com tablets. Os boletins de ocorrência em princípio continuarão sendo feitos manualmente e depois digitalizados.

.

O Centro de Comunicação - CECOM da corporação também está sendo reestruturado e deve deixar o pequeno espaço improvisado da sede a Guarda e ir para um novo local na Avenida Rotary. Pelo CECOM os operadores tem acesso ao sistema federal Infoseg e conseguem checar placas de carros e carteira de identidade dos abordados além de numeração de armas apreendidas.

.

Fonte: Cotia Todo Dia

0 comentários:

Postar um comentário