E-mail: bloggccgs@gmail.com

16 de mar. de 2012

Guardas Civis de Cotia anunciam "Greve Branca" .

Blog GCM 1ªCL Gilberto Silva

Por Fau Barbosa

Cerca de 50 Guardas Civis se reuniram em Assembléia na tarde dessa quinta-feira(15), no salão do Pequeno Cotolengo. Eles decidiram iniciar uma operação padrão (greve branca), a partir das 19 horas de hoje, até que suas reinvindicações sejam atendidas.

.

A decisão foi tomada após a negativa de aumento na última segunda-feira, em reunião realizada com representantes do comando e da Prefeitura.

.

Reinvindicações

.

Em fevereiro, os guardas entregaram ao comando da Guarda, uma pauta de reivindicações para ser levada ao prefeito. Nela os guardas reclamavam além do baixo salário, das precárias condições para trabalhar (fardas, viaturas, etc), além do pagamento de horas extras, licenças prêmio e plano de carreira, entre outras coisas.

.

“Nossa guarda é reconhecida como uma das melhores Guardas Civis do país, por nosso combate à criminalidade, função que é da polícia. Porém recebemos o pior salário entre as cidades da região”, disse um dos guardas (cópias de hollerites de guardas civis de outros municípios foram inclusive encaminhadas à imprensa local).

.

Assembléia

.

A reunião teve início com a palavra do advogado Dr. Michel da Silva Alves, representando os guardas civis, que falou sobre a legalidade do movimento.

.

Em seguida, foi colocado em pauta a meta de aumento de salário em 100%. "À título de esclarecimento, ninguém aqui é intransigente, e ninguém quer parar", relatou o líder do movimento. "Isso aqui não tem nada a ver com política e muito menos com políticos", disse.

.

Foi colocado em pauta duas situações: ou fazer greve ou fazer operação padrão (greve branca). A opção da greve foi descartada por unanimidade.

.

Segundo a liderança do movimento, os guardas que não participaram da reunião por estarem em curso ou trabalhando, já haviam sinalizado apoio às decisões que fossem tomadas em assembléia.

Decisões

Nessa primeira reunião, ficou acertado que será reinvindicado 100% de aumento salarial, sendo este aumento escalonado (40% este ano, 30% em 2013 e 30% em 2014). Os guardas também apresentarão proposta para que seja feito o pagamento das horas extras atrasadas (50% em pagamento e 50% em banco de horas). O plano de carreira ficou para ser discutido depois.

.

"Temos muita dificuldade em receber o benefício do banco de horas. Tem guardas com 800 horas, outros com 1600 horas pendentes e não consegue tirar para seu próprio descanso", disse um dos guardas.

.

Ficou decidido que todo o efetivo que entra de serviço às 19 horas dessa quinta-feira(15) irá se manter em seus postos fixos, dentro do que prevê a Constituição Federal. "O dever da Guarda Civil é cuidar do patrimônio público", disseram.

.

Foi eleito ainda um representante de cada base (Granja Viana, Cotia e Caucaia do Alto), para levar as decisões tomadas aos colegas e para não permitir que as informações saídas da reunião, sejam distorcidas.

.

Após a reunião, o líder do grupo ficou de levar a decisão ao conhecimento do comando, assim como protocolar o documento. "Não estamos escondendo nada de ninguém, e tudo o que dissermos fora daqui tem que ser feito com responsabilidade", disse. "O importante é juntarmos forças e legitimarmos a nossa situação. Nesse momento precisamos do apoio da sociedade", finalizou.

.

O outro lado

.

Momentos antes da Assembléia começar, a reportagem do Portal Viva esteve com o Secretário de Segurança, Almir Rodrigues, para falar sobre a situação da corporação.

.

Almir nos informou que estão sendo feitos estudos para melhorar todo o funcionalismo público. "O prefeito não vai fazer nada que não consiga suportar", falou sobre o aumento pedido pelos guardas. Segundo ele, o estudo está sendo feito pelo secretário-adjunto jurídico, para preparar a reestruturação de cargos e salários de grupos como a Guarda Civil, os professores, etc.

.

O Secretário informou que essa estruturação é da Prefeitura e não da Secretaria de Segurança. "A Guarda Civil entende que nesses últimos nove meses foram dados mais de 280 mil reais de benefícios (licença prêmio, auxilio faculdade, etc) e agora em abril deve ser dado mais 100 mil em benefícios", disse o secretário.

.

"No próximo dia 23, e até dia 28, estarão sendo entregues novos uniformes aos guardas (um par de farda para cada um, sendo uniformes diferenciados para as guardas femininas).

.

Questionado sobre a cópia de hollerites de outros municípios que foram distribuídos à imprensa, mostrando as diferenças salariais de Cotia, Almir nos disse que não confia nesse tipo de documentos.

.

"Eu mesmo pedi um estudo dos salários da Guarda nos municípios vizinhos. Eu quero o melhor para a Guarda Civil de Cotia. Passa por salário? claro que sim, mas tem outros pontos. Esse curso de qualificação que os guardas estão fazendo também faz parte disso", enfatizou.

.

Almir relatou ainda que conseguiu o aumento de orçamento anual para a Secretaria, de cerca de 18 milhões em 2011, para 20 milhões e trezentos mil em 2012. Esse orçamento é para a compra de fardas e armamentos, para pagamento dos benefícios atrasados dos guardas, para não atrasar os próximos benefícios, para os cursos, reforma do Cecom, dos vestiários e do PTO.

.

Após ficar sabendo da decisão da assembléia, Almir disse que se reunirá na manhã dessa sexta-feira(16) com o prefeito Carlão Camargo para tratar do assunto.

.

Fonte: Portal Viva

0 comentários:

Postar um comentário