E-mail: bloggccgs@gmail.com

30 de mai. de 2014

GUARDA CIVIL DE COTIA COMEMORA 30 ANOS

Ter, 27 de Maio de 2014
Por Fau Barbosa
A Câmara Municipal homenageou nesta terça-feira(27), em Sessão Solene, os 30 anos da Guarda Civil de Cotia, comemorados no último dia 21 de março de 2014.
O evento, realizado no salão comunitário do Pequeno Cotolengo, na Granja Viana, contou com a presença de grande parte da Corporação.
O Presidente da Câmara, Marcos Nena abriu a Sessão Solene falando da " honraria à altura de cada um dos Guardas Civis". Após a execução dos Hinos Nacional, de Cotia e da Guarda Civil, foi passado um vídeo contando a história da Corporação, que desde 1984 atua no patrulhamento ostensivo.
O Deputado Rodrigo Garcia, presente ao evento, mencionou que há 15 dias a Câmara Federal aprovou, por unanimidade, o estatuto geral das Guardas Civis no Brasil. O PL segue agora para apreciação do Senado. "É um passo sem volta no reconhecimento das Guardas Civis como órgão integrante na Segurança Pública Nacional. Queremos que vocês sejam um exemplo como Corporação, contagiando o resto do País", ressaltou.
Representando todos os vereadores presentes, Rogério Franco parabenizou a todos que contribuíram com a formação da Guarda. “Vários guardas serão homenageados aqui hoje e só temos a agradecer pela segurança que trazem ao nosso dia a dia. Em Cotia a Guarda não é só referência, ela é excelência”.
O Prefeito Carlão Camargo fez um agradecimento ao finado ex-prefeito Ivo Isaac Pires, representado por seu filho Mauro Isaac Pires, por ter criado a Guarda Civil de Cotia. E falou sobre o desafio da profissão: “Sabemos o quanto é perigoso estar à frente e colaborar com a segurança de mais de 210 mil habitantes. Mas tenho certeza que poder ver o quanto o trabalho de vocês é reconhecido e aplaudido dá mais motivação para vestir a farda. Hoje a festa é de vocês. É da família de vocês, grandes homens e mulheres”. O prefeito prestou uma homenagem aos familiares dos guardas pedindo a todos uma salva de palmas.
Em seguida foram apresentadas as novas armas adquiridas, sendo 200 pistolas calibre 380.
O Secretário de Segurança Major PM Ricardo Secomandi citou que a Guarda Civil de Cotia é considerada a melhor Guarda Civil do Brasil. "Em 2013 atendemos 5.600 ocorrências, 85 delas de tráfico de drogas. O Projeto Educando formou 1.600 alunos", ressaltou.
Secomandi comunicou ainda a compra de 400 novos coletes e 800 jogos de uniformes (fardamento novo). Ele agradeceu ao prefeito pelos investimentos, citando as novas instalações em um prédio moderno e totalmente adaptado. "Não vamos decepcioná-los. A Guarda Civil é o braço forte e a mão firme na cidade", finalizou.
Foram homenageados os guardas civis CE Menezes, GC Navarro, GC Manoelito e GC Vicente, que em ocorrência recente na Granja Viana, agiram com vigor no cumprimento do dever, prendendo dois indivíduos que tentaram explodir caixas eletrônicos na Caixa Economica Federal (saiba mais).
A Câmara também conferiu Medalhas de Mérito Legislativo Municipal em comemoração ao 30º aniversário da Corporação, de acordo com o Decreto Legislativo 17/2014 de 20 de maio de 2014. Dois guardas de cada classe receberam os diplomas de honra ao mérito representando os demais.
Após a entrega das Medalhas, o superintendente da Guadra Civil, Inspetor Albuqueque, agradeceu o apoio e o investimento feito. "A Guarda Civil sempre será digna do povo", disse. Ele agradeceu os Guardas "desde os mais antigos aos mais novos" e às famílias do GCM´s.
Finalizando o evento, o prefeito descerrou uma placa em homenagem aos 30 anos da Corporação.
Após encerrada a Sessão Solene, todos participaram de um coquetel.
Estiveram presentes prestigiando o evento o comandante das Guardas Civis de Itapevi e de Cajamar.
O evento contou ainda com a presença do vice-prefeito Moisesinho, do promotor do Ministério Público Dr. Ricardo Navarro, e do delegado da Granja Viana Dr. Mario Guilherme, além de secretários e vereadores.
Confira todas as fotos da homenagem:

Fotos: Fau Barbosa

0 comentários:

Postar um comentário