E-mail: bloggccgs@gmail.com

30 de mai. de 2014

Guardas civis de Cotia participam de curso com a CATI-SWAT

Por em maio 26, 2014
gcmswat1
Quatro guardas civis de Cotia estão desde domingo em Vitória, no Espírito Santo, participando de um curso com a SWAT, polícia de elite dos Estados Unidos.
Os GCMs Viana, Anderson Viana, Bernalha e Tadeu, todos da Romu, ficarão uma semana em treinamento. O curso é intenso e são quase 17 horas diárias de trabalho, onde eles passarão por táticas especiais de resgate de reféns em diversos ambientes, confinamento, táticas antiguerrilhas, tiro em baixa luminosidade, entre outros.
As aulas ministradas pelo CATI – Treinamento Policial oferecem aos policiais a possibilidade de controlar infratores sem o uso de agressão física. Suas técnicas são extremamente eficientes nas abordagens de pessoas drogadas e/ou com distúrbios mentais que estejam reagindo à prisão, resgates de reféns, entre outras situações de risco.
gcmswat2 gcmswat4
Ao final do curso, o policial é induzido ao estresse, ao medo e a raiva, sem lhe dar oportunidade de uso do raciocínio lógico, levando-o ao limite da emoção, quando é feita a sua avaliação.
Para receber o certificado de conclusão, é necessário que o aluno obtenha a nota mínima. A avaliação tem como finalidade principal a análise da resposta do policial às mais diversas situações de ansiedade, medo, raiva e perigo. O aluno deve demonstrar total segurança e controle das técnicas apreendidas durante o curso e a ele será atribuída uma nota de acordo com o desempenho durante a avaliação e todo o curso.
O aluno é preparado preliminarmente e gradativamente, aumentando-se a tensão que envolve várias situações policiais, tais como “estouro de aparelho” e resgate de reféns confinados em locais de difícil acesso ou de perigos aparentes. Enfim, situações que envolvem raciocínio lógico e rápido, ações inteligentes e objetivas. Busca-se o inesperado, com policiais inteligentes e respostas contundentes e eficazes.
gcmswat5
Essa avaliação é inédita e exclusiva. Os critérios adotados baseiam-se em estudos psicológicos realizados por médicos e psicoterapeutas formados no Japão e Estados Unidos.
Os quatro guardas civis de Cotia após o aprendizado passarão as técnicas para outros membros da corporação.
gcmswat3

Por: S. Lima

0 comentários:

Postar um comentário