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1 de ago de 2014

SIPREV: Prefeitura de Cotia implanta sistema de gestão do Regime Próprio do Servidor Público

Os servidores podem esperar mais agilidade e segurança no lançamento e busca de dados no sistema previdenciário municipal.
Em cumprimento as diretrizes do Plano de Trabalho que estabelece compromissos da administração do Regime Próprio do Servidor Público, o Ministério da Previdência Social e a Prefeitura de Cotia foi instituído o Programa de Melhoria da Qualidade dos Dados dos Servidores Públicos do Município. A medida programará o carregamento e manutenção do Banco de Dados do Sistema dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) composto pelas aplicações Sistema Previdenciário de Gestão de Regimes Próprios da Previdência Social – SIPREV.
O Siprev cruzará informações cadastrais, por meio de um sistema integrado, em todo o país. Assim, serviços previdenciários entre outros ganham em agilidade e resposta em benefício do servidor público. Com o sistema é possível coletar informações sobre os servidores, validá-las e gerar um arquivo com dados de cada servidor e seus dependentes.
O recadastramento é feito com base em dois formulários impressos que foram encaminhados às secretarias e devem ser entregues até o dia 31 de julho. Conforme consta no artigo II do Decreto nº 7870, de 15 de janeiro de 2014, que trata da implantação deste sistema de dados, esta  iniciativa atenderá a melhoria substancial da qualidade dos dados dos serviços públicos, objetivando a efetivação de avaliação atuarial fundamentada em base cadastral atualizada, completa e consistente e a garantia na agilidade da concessão de aposentadoria e pensão.
Entre os funcionários concursados são muito comuns os casos em que os dados pessoais estão totalmente desatualizados, desde endereço residencial até informações sobre estado civil e número de dependentes. Vale salientar que estas são informações essenciais para o processo gerenciado pelo sistema previdenciário.
Com a implantação os colaboradores da administração municipal  poderão contar com as vantagens deste novo sistema tecnológico que garante mais agilidade e segurança no lançamento e busca de dados no sistema previdenciário municipal.
O que é o SIPREV/Gestão de RPPS?
É uma ferramenta de Gestão das informações referentes a servidores públicos (civis e militares), ativos, inativos, pensionistas e demais dependentes, da União, Estados, Distrito Federal e Municípios que possuam Regime Próprio de Previdência Social – RPPS
Quais as vantagens para o Ente Federativo?
Gratuidade; código aberto; treinamento gratuito oferecido pelo Ministério da Previdência Social; retorno de informações de óbitos, cartórios, vínculos no RGPS, etc, obtidas com o cruzamento dos dados do RPPS com diversos sistemas sob a Gestão deste Ministério. Disponibilizado no Portal Software Público e mantido pela DATAPREV garantindo a modernização constante do sistema.

Quais as principais funcionalidades do SIPREV/Gestão de RPPS?

Permite ter-se em um único banco de dados as informações cadastrais (informações básicas da pessoa, seja servidor ativo, servidor inativo, pensionista ou dependente); as informações previdenciárias (vínculos funcionais, tempos de contribuição, aposentadorias adquiridas, histórico funcional, cargos e carreiras), informações financeiras (valor de contribuições previdenciárias e benefícios recebidos), emissão de Certidão de Tempo de Contribuição e a verificação dos registros de dados essenciais.
A simulação de aposentadorias e a concessão de benefícios também serão disponibilizadas em breve.

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