E-mail: bloggccgs@gmail.com

Localizada a Camila Lázaro sequestrada em Vargem Grande Paulista.

Camila Lázaro que havia sido sequestrada no dia 13 de março deste ano, fora localizada no dia 29/03, em São Vicente - SP., por meio de uma denuncia anônima. Segundo informes, os sequestradores alugaram a casa e fecharam as janelas com tábuas, vizinhos achando estranho as movimentações informaram a policia, que chegou no local do cativeiro e resgataram a Camila, que agora encontra-se bem. A policia civil esta investigando, até o presente momento nenhum dos sequestradores foram detidos.

Em contato com o pai da Camila, ele agradeceu o empenho de todos e as orações em prol de sua filha.

Demais informações, não serão divulgadas para não atrapalhar as investigações.
A Secretaria de Segurança de Cotia e Guarda Civil de Cotia, ficamos felizes pelo desfecho positivo.
Salientamos ao pai da Camila e toda sua família, que estamos a disposição de todos os munícipes e cidadãos que necessitem dos nossos préstimos.

GC 1ªCL Gilberto / Cotia - SP.
Ler Mais

Capelões da Guarda Civil são condecorados durante assinatura de Lei

Na noite de 27/03, aconteceu em cerimônia oficial na Igreja Batista do Jardim Nomura, a assinatura da Lei aprovada na Câmara Municipal de Cotia e de autoria do Presidente Marcos Nena, que institui o trabalho da Capelania da Guarda Civil de Cotia. O evento contou com a presença da Banda da Guarda Civil de Itapevi que executou o Hino Nacional.

Marcos Nena agradeceu o Prefeito Carlão pelo apoio à lei e enfatizou o respeito à diversidade religiosa do município, falando sobre a importância do trabalho da Capelania para toda a corporação da Guarda.

O Prefeito aproveitou para anunciar as novidades do Governo e foi aplaudido quando antecipou que a nova Banda da Guarda Municipal de Cotia ganhará um ônibus.

A Cerimônia terminou com a condecoração dos Capelões Sr. Vandercy da Silva e Sr. Antonio José.

Estiveram também presentes o secretário de segurança - Dr. Nelson Bruno, o secretário-adjunto de saúde - José Davi, além de autoridades e lideranças religiosas.

Fonte: www.portalviva.com.br
Ler Mais

GMs pedem inclusão de dados na Secretaria de Segurança Pública

O deputado estadual Chico Sardelli (PV) esteve ontem (23/03) em audiência com o secretário estadual de Segurança Pública, Antonio Ferreira Pinto, acompanhado pelo presidente da Abraguardas (Associação Brasileira dos Guardas Municipais), Eziquiel Edson Faria, e o GCM Carlinhos Silva. Eles solicitaram que as ocorrências atendidas pelos guardas municipais passem a integrar as estatísticas sobre segurança no Estado de São Paulo.

Atualmente, os chamados atendidos pelas Guardas Municipais entram como ocorrências da Polícia Militar ou Polícia Civil. “Nosso pedido é que as estatísticas do governo identifiquem também o trabalho dos guardas municipais, mostrando a importância dessas corporações para a segurança dos municípios”, disse o GCM Carlinhos.

De acordo com o deputado Chico Sardelli, o secretário disse que encaminhará a reivindicação para ser analisada por técnicos do órgão. “Os guardas precisam ter o reconhecimento do seu trabalho. Esperamos que a resposta do governo a essa solicitação seja positiva”, comentou.
Audiência sobre segurança: secretário Antonio Ferreira, deputado Sardelli, Faria e o GCM Carlinhos
.
Fonte: Blog GCM Calinhos Silva.
Ler Mais

Novas viaturas da Guarda Civil serão entregues no desfile de aniversário da cidade. .

No próximo dia 01 de abril (e não é mentira), a Guarda Civil de Cotia estará apresentando durante o desfile cívico do aniversário da cidade, suas novas viaturas.

Alugadas pela Prefeitura, são 25 novas viaturas, sendo vinte veículos Gols 1.6 e cinco veículos Palio Weekend Locker, que já estão sendo adesivadas.




Segundo o Secretário-adjunto de Segurança - Cmte. Cilso, esse é um reconhecimento do Prefeito Carlão Camargo, pelo trabalho exercido pela Guarda Civil de Cotia. "Com as novas viaturas, esse trabalho será melhorado mais ainda. Vamos chegar mais próximo dos problemas", disse Cilso.



"As novas viaturas trarão mais agilidade no atendimento à população", relatou.
.
Fau Barbosa

Ler Mais

GCM Cotia – detêm 03 indivíduos por Extorsão e Usura (Agiotagem).

Na data do dia 17/03/2010, a guarnição C.E. Walter, GCs. Garcia e Bonette, foram cientificados por denúncia anônima de que haviam três indivíduos em atitude suspeita em um comércio próximo a Praça Airton Senna – Granja Viana / Cotia.

Deslocaram-se com apoio do Inspetor Chefe Adelmo e o GC Douglas ao local informado, onde depararam com os 03 indivíduos suspeito, sendo que dois do lado de fora do comércio, um de cada lado da porta de entrada e o outro dentro do comércio. Fora efetuado a abordagem e revista pessoal nos indivíduos, localizando com um os referidos a quantia de R$ 2.702,00 (dois mil setecentos e dois reais), bem como diversas notas promissórias preenchidas e outras em branco, questionados, os indivíduos alegaram estar naquele local para cobrar uma dívida, momento em que, apresentou-se no local dos fatos a vítima e testemunha que confirmaram e ainda nos relataram que a “Cobrança” era feita através de ameaça e coação dos mesmos.


Diante das evidencias, conduziram todos os envolvidos ao 2º Distrito Policial da Granja Viana, onde o Delegado de policia – Dr. Alexandre M. Palermo após tomar conhecimento dos fatos, diante das provas, determinou a confecção do boletim de ocorrência de “EXTORSÃO e USURA (Agiotagem), ratificando aos indiciados voz de prisão em flagrante delito; Sendo os três recolhidos a cadeia pública de Cotia.
.
GC 1ªCL Gilberto / Cotia-SP.
Ler Mais

Novo Código de Processo Penal aprovado no CCJ do Senado.

PARTE I.

Novo Código Penal prevê até 16 alternativas à prisão.
18 de março de 2010 8h 09
AE - Agencia Estado


.
O Código de Processo Penal de 1941 começou ontem a ser reformado no Congresso. O novo texto eleva para 16 o número de medidas cautelares à disposição dos juízes (para evitar que o investigado seja levado antecipadamente para a cadeia), reforça a garantia de julgamentos com isenção e diminui os recursos judiciais que facilitam a prescrição dos processos e, por consequência, estimulam a impunidade.

Uma das inovações previstas no texto, aprovado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, mas que ainda precisa da aprovação dos plenários do Senado e da Câmara, é a possibilidade de o juiz ter alternativas para impedir que o suspeito por um crime não fuja do País, cometa novos crimes ou tente coagir testemunhas. Atualmente, o magistrado dispõe apenas de uma opção: decretar a prisão provisória. Essa alternativa faz mais de 40% da população carcerária ser de presos provisórios - e muitos são declarados inocentes ao fim do processo.

O texto ainda determina o estabelecimento, inédito, de "um juiz de garantias", para assegurar a imparcialidade e a lisura dos processos judiciais. Ele cuidará do caso, assumindo depois do juiz de instrução (inicial). O inquérito passará a tramitar diretamente entre a polícia e o Ministério Público. Uma das poucas situações que ainda demandarão autorização judicial, a quebra do sigilo telefônico, passa a ser regulada. As escutas só serão permitidas para quando o crime investigado tenha pena mínima superior a dois anos.

Vítima

Maior prejudicada pela prática de um crime, a vítima passa a dispor de um tratamento especial no projeto do Código de Processo Penal aprovado ontem na CCJ do Senado. A vítima passa a dispor de uma lista de direitos relacionada em capítulo específico do novo código, intitulado "Dos direitos das vítimas", e deixa de ser mera espectadora das investigações. Hoje, essas garantias estão espalhadas pela legislação e, em alguns casos, dependem da boa vontade das autoridades públicas.

O novo código prevê que as vítimas devem ser comunicadas da prisão ou da soltura do suposto autor do crime, da conclusão do inquérito, do arquivamento das investigações ou da condenação ou absolvição do acusado. A vítima terá o direito de ser ouvida em dia diverso do estipulado para o depoimento do autor do crime. Isso evita, por exemplo, que agredido e agressor se cruzem na delegacia de polícia. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Fonte:http://www.estadao.com.br/noticias/geral,novo-codigo-penal-preve-ate-16-alternativas-a-prisao,525924,0.htm

Parte II.






.

Reforma do Código de Processo Penal ameaça tornar Justiça mais lenta.


18/03 às 00h02 Jailton de Carvalho - O Globo
BRASÍLIA - A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira projeto de reforma do Código de Processo Penal que pode tornar ainda mais lenta a tramitação de ações criminais. Entre as medidas, que tiveram como relator o senador Renato Casagrande (PSB-ES), está a duplicação do número de juízes encarregados de uma investigação criminal. ( veja as principais modificações propostas ao cpp )

O presidente da Associação de Magistrados Brasileiros (AMB), Mozart Valadares, classificou a proposta de retrocesso. Para ele, a duplicação só beneficiará criminosos de colarinho branco que tenham dinheiro para pagar advogados e atrasar a tramitação processos judiciais.

- Queria saber quem foi o gênio que chegou à conclusão de que uma ação penal deve ter dois, e não apenas um juiz. Essa reforma cria mais obstáculos ao bom funcionamento da Justiça. Há muita gente com poderio político e econômico que não tem interesse no funcionamento. São pessoas com interesse em superfaturamento de obras públicas e em caixa dois - criticou Valadares.

A AMB representa quase 14 mil juízes federais, estaduais, trabalhistas e militares. Valadares disse que a AMB não foi consultada sobre a reforma e que caberá a entidade tentar convencer senadores a mudar o texto no plenário do Senado.

Pelo relatório do senador, os processos criminais terão que ser conduzidos por dois juízes. Um juiz acompanha a primeira etapa de uma investigação. A partir daí, ele pode decretar quebra de sigilos bancário, fiscal e telefônico, entre outras medidas. Mas o julgamento só pode ser oficiado por um segundo juiz, que esteve fora do caso.

Para Casagrande, a duplicação evita que um juiz se deixe "contaminar" pela emoção da primeira fase da busca de provas e, com isso, promova um julgamento tendencioso. Ele disse que a ideia surgiu a partir de análises do funcionamento da Justiça na Itália e na França. Mas Casagrande não soube dizer se são frequentes, ou mesmo se há casos de condenados à prisão injustamente no país.

- Isso (condenações tendenciosas) não sei. Mas é fácil criticar de fora. Se alguém tem alguma sugestão, que venha aqui e faça. Esse projeto foi preparado por uma comissão de notáveis e o objetivo é reduzir a impunidade - disse Casagrande.

O presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), Antônio Carlos Bigonha, também criticou a duplicação dos juÍzes.

- Isso equivale a criar mais uma fase na primeira instância da Justiça - disse Bigonha.

Presos poderão ser monitorados por pulseiras eletrônicas
O relatório de Casagrande prevê ainda o monitoramento eletrônico de presos e o interrogatório de acusados por videoconferência. Pela proposta, em determinadas condições, presos poderão cumprir pena em liberdade, desde que sejam monitorados por pulseiras eletrônicas. A ideia seria deixar na cadeia somente os condenados mais perigosos que representem algum risco à sociedade. O projeto também permite que juízes interroguem presos por intermédio de câmeras de vídeo.

Hoje, a legislação determina que o interrogatório tem que ser feito na presença do juiz. Assim, a polícia é obrigada, na maioria das vezes, a preparar forte aparato de segurança para transportar acusados dos presídios para os tribunais.

Para Valadares, a medida é polêmica, o presidente da AMB disse ver com bons olhos a proposta. Segundo ele, a videoconferência permitirá economia de dinheiro público e evitará riscos com o transporte de presos.

O projeto prevê a possibilidade de o réu contestar o recebimento da denúncia, ato que instaura formalmente a ação penal. Para juízes, isso fará com que os processos fiquem empacados ainda na fase inicial.

O texto também permite a venda de bens apreendidos durante uma investigação criminal antes da condenação em qualquer crime. Ao fim do processo, se o acusado for inocentado, a Justiça devolverá o dinheiro obtido com a venda dos bens. O objetivo seria evitar a deterioração de carros, aviões e outros bens apreendidos.

Gravidade do crime pode determinar prisão preventiva
A venda antecipada também seria uma garantia de ressarcimento aos cofres públicos de eventuais prejuízos causados pelo acusado. Hoje, confiscos desta natureza só são permitidos em processos por tráfico de drogas.

O projeto será levado ao plenário. Caso sofra emendas, a proposta voltará à CCJ para nova análise. O projeto terá ainda que passar pela Câmara.

O projeto também amplia as circunstâncias para a decretação de prisão preventiva. Hoje, a prisão preventiva só pode ser decretada quando existe o risco de fuga ou de ameaça à instrução criminal. Pela proposta de Casagrande, os juízes poderão determinar a prisão preventiva também levando em conta a quantidade ou a gravidade de crimes cometidos pelo acusado. O texto reafirma ainda que algemas só podem ser usadas em presos perigosos.
.

Fonte:http://moglobo.globo.com/integra.asp?txtUrl=/pais/mat/2010/03/17/reforma-do-codigo-de-processo-penal-ameaca-tornar-justica-mais-lenta-916090252.asp
.
GC 1ªCL Gilberto / Cotia - SP.

Ler Mais

Projeto de Lei aprovado na Câmara institui serviço de Assistência Religiosa na Guarda Civil de Cotia .

A Câmara Municipal de Cotia aprovou em Sessão Extraordinária nesta terça-feira (16/03), um projeto de autoria do seu Presidente - Marcos Nena, instituindo o serviço de Assistência Religiosa na Guarda Civil.

O atendimento é estendido também aos familiares. A atividade de capelania é importante no meio militar, pois contribui na formação moral, ética e social dos integrantes das Unidades Militares em todo o Brasil, completou.

“Nas instituições militares existem as capelanias evangélicas, que desenvolvem suas atividades buscando assistir os integrantes das Forças nas diversas situações da vida” disse Nena.

Estiverão presentes o Presidente da Associação Capelania da Guarda Civil do Brasil - Sr. Lacerda, o CG Carlos Alberto, e o CD Wanderci da Silva.

.
Nota:

Nesta mesma sessão foi instituido por Lei a Corregedoria e a Ouvidoria ambas da Secretaria Municipal de Segurança Pública de Cotia, as quais eram constituidas por Decreto.
.
GC 1ªCL Gilberto / Cotia - SP.
Ler Mais

Aposentadoria Especial.

Nesta segunda-feira dia 15 de março/2010, recebi a cópia do MANDADO DE INJUNÇÃO referente à APOSENTADORIA ESPECIAL, que a SINDGUARDAS de SP., na pessoa do Presidente Sr. Carlos Augusto, muito gentilmente nos forneceu a cópia na integra, para que adequássemos as nossas necessidades. De imediato foi encaminhado a Assessoria Jurídica da Secretaria de Segurança de Cotia - Dr. Francisco Leite e Sr. Romildo Borges, bem como ao Secretario de Segurança Dr. Nelson Bruno e o Secretario Adjunto Sr. Cilso Vieira Cardoso.


A Assessoria Jurídica estava no aguardo deste documento para acrescentar na fundamentação do referido pedido de APOSENTADORIA ESPECIAL para os Guardas Civis de Cotia.
Vamos agora torcer para que todo o tramite legal seja bem sucedido e apreciado com a valorização aos profissionais da Guarda Civil de Cotia.

Agradeço novamente ao Sr. Carlos Augusto que atendeu prontamente meu pedido.

Segue abaixo matéria em que o:


Ministro do Supremo Tribunal Federal acolhe Mandado de Injunção e solicita informações ao Presidente da República.


O Ministro do STF José Antônio Dias Toffoli, acolheu o mandado de injunção impetrado pelo SindGuardas-SP, contra o Presidente da República em razão da falta de regulamentação do paragrafo 4º, artigo 40 da Constituição Federal.
Embora o SindGuardas-SP tenha solicitado a intimação de São Paulo como litisconsorte passivo, em sua decisão o Ministro Dias Toffoli declarou a ilegitimidade, definido que a regulamentação do parágrafo 4º, artigo 40 da Constituição Federal deve ser feito através de legislação federal.
Reconheceu a mora legislativa na regulamentação e apontou outras decisões do STF em casos semelhantes :

“No mérito, registro que esta Suprema Corte vem reconhecendo a mora da autoridade competente para a regulamentação da aposentadoria especial prevista no artigo 40, § 4º, da Constituição Federal e determinando a aplicação, por analogia, do artigo 57 da Lei nº 8.213/91, após a comprovação da situação fática perante a autoridade administrativa. Nesse sentido os Mandados de Injunção nos 721/DF, Tribunal Pleno, DJe de 30/11/07, e 758/DF, Tribunal Pleno, DJe de 26/9/08, ambos da relatoria do Ministro Marco Aurélio.”

Fonte:http://www.sindguardas-sp.org.br/site/noticias.asp?id_noticia=56974359
.
GC 1ªCL Gilberto / Cotia-SP.
Ler Mais

Guardas do Mês são homenageados nessa terça-feira.

Na manhã dessa terça-feira (9/3), na Churrascaria Bem-te-vi, aconteceu o evento de entrega do prêmio “Guarda do Mês” aos guardas civis que se destacaram nos meses de novembro e dezembro de 2009. Foram agraciados os guardas civis Claudio Roberto C. Rodrigues (operacional) e Edson Pereira A. Júnior (administrativo).

O evento contou com a presença do Secretário Municipal de Segurança Pública – Dr. Nelson Bruno, secretário-adjunto de Segurança – Cilso Vieira, subcomandante Albuquerque, inspetor Adelmo, presidente da Câmara Municipal – vereador Marcos Nena, secretário de Indústria e Comércio – Almir Rodrigues, secretário-adjunto de Meio Ambiente – Rubens Gurgel, Sargento Gomes, soldado Magnelson, representantes da Polícia Militar e guardas municipais.

Na abertura do evento, o secretário Almir Rodrigues cumprimentou todos e destacou a parceria entre o Executivo e o Legislativo, além dos importantes projetos que a Câmara vem aprovando para a cidade. “Todos os projetos aprovados são de interesse da população”, disse Almir, frisando a interação dos poderes.

Ressaltou que a iniciativa “Guarda do Mês” surgiu em 2005, quando a Câmara aprovou o projeto que condecora os guardas civis com destaque por sua atuação dentro da corporação. Almir finalizou parabenizando a Guarda Civil por sua dedicação junto à população.

Marcos Nena, presidente da Câmara, falou da satisfação em participar de uma cerimônia tão importante para a corporação. “É um reconhecimento muito grande por parte dos administradores oferecerem aos guardas civis o prêmio pelo trabalho prestado a toda comunidade”, disse Nena. Ele parabenizou os guardas pelo valoroso trabalho.



A premiação é feita aos guardas civis que se destacam em ocorrências importantes. A assiduidade, a boa conduta e o respeito são outros fatores que pontuam a escolha dos premiados. Esse é um prêmio trimestral, e hoje foram escolhidos os melhores de novembro e dezembro do ano passado.

Infoseg

Encerrando a cerimônia, Dr. Nelson Bruno falou da imensa satisfação em poder dividir a homenagem com os guardas. Destacou o bom trabalho realizado pela guarda civil de Cotia e comentou sobre o INFOSEG, órgão que atua na consulta da ficha cadastral das pessoas junto à Secretaria Nacional de Segurança Pública. “A Guarda Civil de Cotia já está utilizando a Rede INFOSEG. O convênio com o Ministério da Justiça foi assinado pelo prefeito Carlão Camargo em março de 2009, por iniciativa do Departamento de Tecnologia da Informação (DTI) integrado a Secretaria Municipal de Segurança Pública, com apoio do Comando Geral”, disse.

Infoseg é uma rede nacional que integra informações dos órgãos de Segurança Pública, Justiça e de Fiscalização em todo o País, provendo dados de pessoas com inquéritos, processos, mandados de prisão, além de dados de veículos, condutores e armas. O sistema é utilizado 24 horas por dia, para consultas de antecedentes criminais e placas de veículos no âmbito nacional.

.
Fonte: www.portalviva.com.br
Ler Mais

Banda da Guarda Civil de Cotia empenhada nos ensaios.

Os integrantes da Banda da Guarda Civil de Cotia, estão empenhados em seus ensaios agora em tempo integral.
Os componentes têm se aperfeiçoado não só nos ensaios, mas também em seus horários de folga, alguns dos Guardas Civis foram em busca de cursos no Conservatório Musical Villa Lobos.
Parabéns a todos os Guardas Civis que compõem a banda.
.





Ler Mais

Concurso: Prefeitura Municipal de Carapicuíba - (Guarda Civil Municipal)







.
Para ter acesso ao edital completo, clique no link abaixo.
.
http://www.rboconcursos.com.br/informacoes.php?c=39
Ler Mais